Terça-feira, 9 de Dezembro de 2014

...

(micções)

 

Naquela fria manhã de Dezembro ninguém deixou de reparar na alegria mal disfarçada de Ermelindo, quando este, pontualmente (como era seu apanágio), entrou ao serviço.

Ermelindo era, há mais de vinte anos, funcionário da 2.ª repartição de Finanças da cidade de N. E desde que fora atropelado por uma carroça de ciganos, conquistara o dom da profecia. Indivíduo recatado, fazia por guardar os seus vaticínios para si próprio. Sempre soube, além disso, não misturar os deveres laborais com as suas predições, nunca lhe tendo passado pela cabeça beneficiar-se, ou beneficiar terceiros, à conta dos seus poderes. Em abono da verdade, também nunca prejudicou ninguém. Uma criatura simples e exemplar, em todos os sentidos do termo. No serviço era conhecido sobretudo pela extrema timidez e reserva, que contrastavam com a sua competência e afinco no labor. Todos os dias da semana, pelas doze e trinta, saía sozinho para almoço, o que fazia também de forma pontual. A escolha recaía, invariavelmente e há mais de vinte anos, no mesmo restaurante: Casa de Pasto Manuel Brás – Cozinha Tradicional. Não existia outro período do dia tão feliz para Ermelindo como a hora de almoço.

Mas o motivo para a invulgar satisfação naquela manhã prendeu-se com a profecia que Ermelindo fizera na noite anterior. E neste particular diga-se que as predições de Ermelindo raramente falhavam. Conseguiu prever a queda do meteorito de Sanfis com vários dias de antecedência; profetizou a queda do Governo do partido PLC, que se verificaria um mês depois; adivinhou o vencedor do pentatlo moderno nos Jogos Olímpicos de X. Contudo, a natureza da profecia daquele dia era diferente: Ermelindo predisse um cozido à portuguesa como prato do dia no restaurante Casa de Pasto Manuel Brás.

 

nev

despesadiaria às 13:39
|

.Arquivo

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014