Quinta-feira, 1 de Janeiro de 2015

 

Roupa Velha

 

Ao fim da manhã, depois de trazerem da sala os últimos estilhaços da consoada, vazando os doces e as carnes frias para sacos de plástico e deixando o resto da sopa esvair-se pelo sugadouro num remoinho de ovos de carpa e alcachofras moídas, as duas mulheres puseram três cadeiras à volta de uma mesa com três pratos e começaram a preparar o convidado.

Decidiram, sem consulta mútua, seguir a receita tradicional. À luz de velas a bruxulear em candelabros, uma dela incinerou folhas de alecrim e poeira de gatos defuntos em brasas vivas e passou o defumador pelos quatro cantos da cozinha, descrevendo um x em nevoeiros breves. A outra posou ao centro um alguidar com água de charco onde deitaram cruzes feitas de junco. Discordaram uma única vez, sobre as palavras correctas e a respectiva ordem.

«A oração de Santo Adrião? Não é isso que lá está escrito.»

«Não faz diferença. O importante é a qualidade da cera.»

Utilizaram velas de aniversário. Derreteram-nas num caldeirão e despejaram a papa no alguidar. Passaram quatro horas antes de o líquido começar a borbulhar, vomitando golfadas pálidas. A figura emergiu – ao princípio, apenas uma cabeça desgrenhada (oito folhas de erva do quintal, o melhor que conseguiram arranjar), um ombro nu e liso, meio braço, meio tronco arrepiado. Uma delas tocou ao de leve no ombro com uma lasca de ardósia. A figura estremeceu, mas continuou a ganhar contornos e opacidade.

«Queremos que tenha olhos?»

A outra riu-se. Era uma piada antiga entre ambas.

«Mas desta vez podemos querer conversar.»

Com um aceno de concordância, a outra estendeu o indicador e traçou um golpe horizontal na cabeça da figura. Um vergão rosáceo ondulou no sítio onde viria a formar-se uma boca. As duas mulheres suspiraram ao mesmo tempo e sentaram-se em cantos opostos da cozinha, admirando a confecção, e aguardando serenamente que aprendesse a falar.

 

Alice G.

 

despesadiaria às 19:58
|

.Arquivo

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014