Terça-feira, 27 de Janeiro de 2015

...

Gear

 

Um verbo que ninguém a menos de uma dúzia quilómetros de uma cidade como-deve-ser sabe sequer conjugar - gear. Está-se mesmo a ver, fugir a ideia a uns quantos para o inglês. Mal. Quais cangalhadas tecnológicas, quais quê. Ali geou mesmo - dois grau negativos - quem quer, é aguentar.

Em Campos da Soberana ainda há dois caminhos. O da taberna dos ciclistas e o da casa de cada qual, que é como a não-sei-quê-que-o-não-sei-quê. Quilómetros nas pernas para seguir ao primeiro sem vergonha não há, por isso ele faz por arrumar os tarecos, caminho  do outro. A ver da parentela.

Pesam a rotina dos fechos, dos carregos, das limpezas, mas faz de conta que não. Já à pressa, procura o saco para a roupa suja no intervalo entre o armário das travessas e a parede mestra da cozinha. Sente um mover pequeno. Lento. Vem-lhe um tremor frio, uma repulsa em vaga daquelas súbitas, que vão de dentro para fora. Há ali coisa. Indistinta mas viva. Escura.

São dez e meia da manhã, não deveria sentir medo. Procura o dínamo, dá à manivela. Um rato não é. Abre a porta virada ao telheiro. Faz por dominar a impressão causada por aquele guinchar sumido. Pega na pá, na vassoura pequena. Estupor do morcego. Não entende como foi ali parar, ou onde se feriu. O primeiro toque de despejo faz repetir aquele som. Agora, cá fora, é deixá-lo ficar?  Apesar da respiração aflita, do mau movimento das asas, decide que sim.      

Quarenta quilómetros andados, pára quase na banda de aquém. Sente um peso de culpa, e dá-a ao cigarro acabado de acender.     

 

[Cláudia.]

despesadiaria às 10:00
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.Arquivo

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014